O Espírito Santo é o guia deste conhecimento, não por nos comunicar muitos conceitos, mas por nos conduzir para um jeito de amar semelhante ao de Cristo:
“Fui-vos dizendo estas coisas enquanto estava convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, recordando-vos tudo o que eu vos disse” (Jo 14, 25-26).
O Espírito Santo tem a tarefa de completar a missão de Jesus, conduzindo os discípulos para a Verdade plena, isto é, para um jeito de viver idêntico ao de Cristo:
“Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender por agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a verdade completa” (Jo 16, 12-13).
Os não cristãos quando amam os irmãos estão a ser fieis aos apelos do Espírito Santo na sua consciência.
Felizmente há muitas pessoas que gastam a sua vida a fazer bem aos outros, apesar de não conhecerem o mistério de Jesus Cristo.
O evangelho de São Mateus diz que, no dia do juízo, Jesus reconhece o amor aos irmãos como sendo amor a si mesmo:
“Então os justos vão responder a Jesus: “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
Quando te vimos peregrino e te recolhemos ou nu e te vestimos? Quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?
Então o rei responder-lhes-á: “Com toda a verdade vos digo: sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25, 37-40).
No interior do amor humano acontece sempre a acção do Espírito Santo que optimiza esse amor e assumindo-o na comunhão do amor humano-divina do Reino de Deus.
Vimos que o alicerce da Vida Eterna é o conhecimento de Deus. Além disso, vimos que o conhecimento é uma experiência interactiva que leva a pessoa a agir face ao amor.
Sendo assim, temos de concluir que a vida eterna é algo que já está a emergir no nosso coração, pois trata-se de um dom realizado em Cristo e que está a acontecer todos os dias no nosso íntimo pela acção do Espírito Santo.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário