I-AMOR E CONHECIMENTO DE DEUS
Os evangelhos associam muitas vezes a salvação ao conhecimento de Deus. São João diz que o conhecimento de Deus é uma experiência que só pode acontecer através do amor:
“Caríssimos amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus.
Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4, 7-8). O conhecimento de Deus, portanto, não é apenas uma questão teórica.
Eis o que Jesus diz a este respeito: “ Esta é a vida eterna: Que te conheçam, Pai, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem tu enviaste” (Jo 17, 3).
Na cultura bíblica, o conhecimento na bíblia, não é apenas uma função de tipo intelectual, mas sim uma interacção amorosa.
Eis o que diz a Primeira Carta de São João: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus.
Todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. Aquele que não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.” (1 Jo 4, 7-8).
Depois acrescenta que o amor a Deus não é separado do amor aos irmãos. Eis as suas palavras:
“A Deus nunca ninguém o viu. Mas se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós” (1 Jo 4, 12).
E diz ainda: “Se alguém disser: “Eu amo a Deus”, mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso, pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê.
Nós recebemos de Jesus este mandamento: quem ama a Deus, ame também o seu irmão” (1 Jo 4, 20-21).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário