Segundo o pensamento bíblico, o homem carne (basar) é o ser humano estruturado para a união orgânica e interactiva.
O homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, formando com ela uma só carne, diz o livro do Génesis (Gn 2, 22-24).
Podemos dizer que o Homem carne é o ser humano com interioridade talhado para o encontro e a comunhão com os outros seres humanos.
Isto é tão fundamental para o pensamento bíblico que o ser humano, separado desta união orgânica e interactiva está em estado de morte.
Segundo a maneira de ver da bíblia, o acontecimento da morte biológica não destrói totalmente a pessoa humana.
O homem exterior, com o acontecimento da morte torna-se pó (Gn 3, 19). Mas o homem interior subsiste no Shéol, isto é, na morada dos mortos, mas está em estado de morte, pois não podem comunicar com os outros seres humanos.
Isto quer dizer que a ressurreição, tal como a salvação, não é um acontecimento para indivíduos isolados.
É precisamente esta argumentação de São Paulo uma pouco mais à frente: “Na verdade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram, pois assim como por um homem veio a morte, por um só homem veio a ressurreição dos mortos.
E assim como todos morrem em Adão, assim todos ressuscitam em Cristo” (1 Cor 15, 20-23).
Depois conclui:
“Eis o que dizem as Escrituras: “O primeiro homem, Adão, foi feito um ser vivente e o último Adão, um espírito vivificante.
Mas o primeiro Adão não foi o espiritual, mas o terreno. O espiritual vem depois. O primeiro homem tirado do barro é terreno. O segundo vem do Céu.
Tal como era o terreno, assim são os terrenos. Tal como é o celeste, assim são também os celestes” (1 Cor 15, 45-48).
Na verdade, começamos por ser um dado puramente biológico, isto é, um ovo. A partir deste ovo inicia-se um processo de estruturação orgânica que atinge a complexidade própria do ser humano.
Ao atingir a complexidade própria de homem, a vida dá um salto de qualidade para o limiar da vida pessoal-espiritual.
É a este nível que a Humanidade forma um todo orgânico e dinâmico cuja cabeça é Jesus Cristo.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário