quinta-feira, 2 de outubro de 2008

NOVA CRIAÇÃO PARA UMA NOVA ALIANÇA-VI


VI-NOVA CRIAÇÃO E VITÓRIA SOBRE A MORTE

O Novo Testamento é a proclamação de uma Boa Nova que ultrapassa tudo aquilo que o Homem pudesse sonhar:

Cristo ressuscitou e com ele a Humanidade está em dinâmica de ressurreição. Graças ao mistério da Encarnação passámos da condição de Humanidade organicamente unida a Adão para a condição de uma Nova Humanidade unida organicamente unida a Cristo.

Eis o que diz a Carta aos Romanos: “Assim como pelo pecado de um só veio a condenação para todos os homens, do mesmo modo, pela obra de justiça de um só veio para todos a justificação e a Vida eterna.

Assim como pela desobediência de um só todos se tornaram pecadores, assim, também, pela obediência de só todos foram justificados” (Rm 5, 17-19).

Por outras palavras, a passagem para a condição de uma Nova Criação aconteceu pela ressurreição de Cristo, diz a Primeira Carta aos Coríntios:

“Assim como todos morrem em Adão, assim em Cristo todos recebem a plenitude da vida” (1 Cor 15, 22).

Passar da velha para a Nova Criação não é apenas uma questão de mudar de fato. A nova Criação implica a passagem do homem carnal para a condição de homem espiritual, diz São Paulo:

“O que vos digo, Irmãos, é que o Homem terreno não pode herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdará a incorruptibilidade (1 Cor 15, 50).

A nossa vitória sobre a morte é, pois a participação na vitória de Cristo ressuscitado. Isto é possível porque somos o corpo de Cristo (1 Cor 12, 27).

A força que venceu a morte em Jesus, isto é, o Espírito Santo, circule em nós como força ressuscitadora:

“Se nós pregamos que Cristo ressuscitou dos mortos, como é que alguns de entre vós dizem que não há ressurreição dos mortos?

Se não há ressurreição dos mortos também Cristo não ressuscitou” (1 Cor 15, 12-13). Depois acrescenta:

“Mas não é assim, pois Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias da ressurreição dos mortos.

De facto, assim como por um homem veio a morte, assim também, por um só homem vem a ressurreição dos mortos” (1 Cor 15, 20-21).

A Nova Criação realizada em Cristo, oferece a Deus condições perfeitas para poder acontecer a Nova e Eterna Aliança!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: