V-O DIA DA NOVA CRIAÇÃO
Deste modo, o sétimo dia deu lugar ao dia da Nova Criação cujo dinamismo é a reciprocidade da comunhão amorosa.
A experiência pascal dos discípulos significa a tomada de consciência, na história, do salto de qualidade dado pela Humanidade graças à morte e ressurreição de Cristo.
Como processo histórico, o sétimo dia é o tempo da incorporação gradual e progressiva do Homem na Comunhão Familiar de Deus.
O grande protagonista desta incorporação na comunhão orgânica da Santíssima é o Espírito Santo (Rm 8, 14-17; Gal 4, 4-7).
Ele é, como diz São Paulo, o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5,5). É no interior dos nossos corações que a Água Viva faz emergir uma nascente de Vida Eterna (Jo 7,37-39).
O Sétimo dia é o tempo do descanso de Deus e da plenitude do Homem em Deus: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo (…).
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas vidas” (Mt 11, 28-29).
A Carta aos Hebreus diz que a promessa de tomarmos parte no repouso de Deus ainda continua de pé (…).
Nós que abraçamos a fé entraremos no repouso, conforme foi dito, por Deus que é fiel e vrdadeiro:
“Assim jurei na minha ira, não entrarão no meu repouso (…). Empenhai-vos, portanto, e esforçai-vos, a fim de entrardes nesse repouso” (Heb 4, 1- 11).
A plenitude dos tempos, portanto, representa um novo primeiro dia: “Mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da lei, a fim de resgatar os que se encontravam sob o domínio da Lei e, deste modo, recebermos a adopção de filhos.
E porque somos filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, o qual clama em nós “Abba”, ó Pai.
Deste modo já não és escravo, mas filho. Se és filho és também herdeiro, por graça de Deus” (Gal 4, 4-7).
Eis uma síntese fabulosa da dinâmica histórica da divinização até à plenitude do Reino de Deus.
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