Deus Santo,
O pecado do Homem, apesar de atrasar o vosso projecto salvador, não o conseguiu anular.
Como homem totalmente fiel ao vosso plano, Jesus Cristo tornou-se o alicerce sólido da Nova e Eterna Aliança, fazendo de nós filhos de Deus.
Filho Eterno de Deus,
Tu eras o Filho único de Deus Pai. Mas ao fazer-te nosso irmão tornaste-te o primogénito de muitos irmãos, como diz São Paulo (Rm 8, 29).
Espírito Santo,
Com o teu jeito maternal de amar, tu nos conduzes à comunhão com Deus Pai, o qual nos acolhe como filhos e à comunhão com o Filho de Deus, nos que recebe como irmãos.
Eis o que São Paulo diz a este respeito: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho (…) para que nós recebêssemos a adopção de filhos.
E porque somos filhos, Deus enviou ao nosso íntimo o Espírito de seu Filho que clama: “Abba”, ó Pai!
Deste modo já não és escravo, mas filho. E se és filho és também herdeiro pela graça de Deus” (Ga 4, 4-7).
Ninguém vos merece Deus Santo. Vós estais para além de todo o mérito que possamos ter. Mas estais connosco, pois sois um Deus que se dá de graça.
Espírito Santo,
Dá-nos o dom da Sabedoria, a fim de podermos compreender a fidelidade de Jesus ao plano de Deus Pai e o seu amor por nós que foi até ao ponto de morrer por nós.
Ajuda-nos a compreender também que da nossa fidelidade pode depender o bem e a felicidade de uma multidão de irmãos nossos.
Capacita-nos para sermos mediação da fidelidade de Jesus Cristo, dando o melhor de nós mesmos pelos nossos irmãos.
Dá-nos a mesma certeza que Jesus tinha de que Deus toma partido pelos que gastam a vida pela causa do amor.
Senhor Jesus Cristo,
A tua ressurreição é a confirmação de que Deus não permite que o justo seja destruído pela iniquidade.
Foi de modo plenamente livre e consciente que tu decidiste ser nosso irmão, a fim de sermos incorporados na Família de Deus.
Tu és realmente a Cabeça da Nova Criação como diz São Paulo: “Se alguém está em Cristo é uma Nova Criação. O que era antigo passou. Eis que tudo se fez novo.
Tudo isto vem de Deus que, em Jesus Cristo, nos reconciliou com Deus, não levando mais em conta o pecado dos homens” (2 Cor 5, 17-19).Tu és o único medianeiro entre Deus e o Homem (1 Tim 2, 15).
Senhor Jesus,
Dá-nos a força do Espírito Santo para que ele nos vá ressuscitando e incorporando na Família de Deus.
Tu és o Novo Adão, pois nós fomos reconciliados com Deus, graças ao facto de seres um homem totalmente fiel.
Tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, Adão não aceitou a sua condição de servo de Deus. Deste modo nos conduziu para o caminho do fracasso.
Também tu, Jesus Cristo, és a imagem perfeita da Deus. Mas ao contrário de Adão, não quiseste pôr-te em lugar de Deus.
Pelo contrário, pela tua obediência e fidelidade incondicional, colocastes-nos, de novo, no caminho
da comunhão com Deus.
Eis a maneira como a Carta aos Colossenses descreve este contraste entre a tua atitude, Jesus, e a atitude de Adão:
“Jesus Cristo é a imagem perfeita do Deus invisível. Ele é o primogénito de toda a Criação. Foi de acordo com ele que todas as coisas foram criadas, tanto as do Céu como as da Terra, as visíveis e as invisíveis (…).
Tudo foi criado nele e por ele, pois ele é anterior a todas as coisas e todas subsistem nele. Ele é a cabeça da Igreja, o princípio e o primogénito de entre os mortos, a fim de ter a primazia em todas as coisas.
Aprouve a Deus que habitasse nele toda a plenitude, a fim de que todas as realidades fossem reconciliadas com Deus” (Col 1, 15-20).
Pai Santo,
Alivia-nos dos fardos que bloqueiam a nossa caminhada para ti. Dá-nos a força para nos libertarmos dos nossos ódios e ressentimentos.
Espírito Santo,
Fortalece-nos, a fim de sermos capazes De dar um salto de qualidade, fazendo que a nossa vida banal e sem rasgos de criatividade faça emergir o Homem Novo segundo Cristo.
Espírito Santo,
És tu quem nos ajuda a saborear o mistério de Jesus ressuscitado como garantia da nossa ressurreição!
Ele é, realmente, a Árvore da Vida que nos dá o fruto da vida eterna que és tu, Espírito Santo!
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário