segunda-feira, 13 de julho de 2009

CRISTO COMO ALICERCE DO HOMEM NOVO-II

II-CRISTO COMO ALICERCE DO HOMEM NOVO

Foi após a ressurreição de Jesus que nós começámos a beber a Água viva que faz germinar no nosso íntimo a abundância da Vida Eterna.

No momento em que entra nas coordenadas da universalidade, Jesus torna-se o ponto de encontro do Humano com o Divino.

No interior de Jesus Cristo circulava a Água Viva que faz brotar uma fonte de Vida Eterna no nosso íntimo.

No momento em que se torna o coração da Comunhão da Família Divina, o Espírito Santo tornou-se o sangue da Nova Aliança que leva a vida divina a todos os membros da Comunhão do Reino de Deus.

O evangelho de São João diz que o Espírito Santo é que dá a Vida Nova, pois a carne não serve para nada no que diz respeito à Vida Eterna (Jo 7, 63).

É por esta razão, diz Jesus, que nós temos de nascer de novo pelo Espírito (Jo 3,6). São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5,5).

Foi para nos dar o poder de nos tornarmos filhos de Deus que o Filho de Deus encarnou (Jo 1, 12-14).

É por esta razão, diz São Paulo, que todos os que são movidos pelo Espírito Santo são filhos e herdeiros de Deus Pai, bem como irmãos e co-herdeiros com o Filho de Deus (Rm 8, 14-17).

Como Água Viva e Vivificante o Espírito Santo é o sangue de Deus a circular no nosso interior, levando a Vida Divina a todo o nosso ser.

Como Cabeça da Nova Humanidade, Jesus Cristo inseriu-nos na comunhão da Santíssima Trindade.

É nele que se realiza a Nova e Eterna Aliança. Por parte de Deus assina o Filho Eterno de Deus, encarnando e introduzindo-nos na Família de Deus.

Por parte do Homem assina Jesus de Nazaré, homem em tudo igual a nós, excepto no pecado.

A sua assinatura pelo lado do Homem consistiu em ser incondicionalmente fiel ao Pai, vencendo a infidelidade dos filhos de Adão.

Em Comunhão Connosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: