quinta-feira, 25 de setembro de 2008

JESUS CRISTO COMO REDENTOR-V

V-AO GLORIFICAR JESUS, DEUS REDIME A HUMANIDADE

Como Jesus era Justo e fiel, Deus tomou partido por ele, ressuscitando-o e glorificando-o. Como a Humanidade forma um todo orgânico com Jesus Cristo, todos fomos assumidos e glorificados nele e com ele.

Este mesmo argumento é usado na Segunda Carta a Timóteo: “Eis uma palavra digna de confiança: Se morremos com Cristo também vivemos com ele” (2 Tim 2, 11).

A Humanidade está unida a Cristo de modo orgânico e interactivo. Com a ressurreição de Cristo, a Humanidade deu um salto de qualidade, entrando no limiar da fraternidade universal, diz São Paulo.

Agora já não importa a raça, a língua, o estatuto social, o povo ou a condição sexual, pois todos têm a mesma dignidade em Jesus Cristo:

“Já não há diferença entre judeu ou grego, escravo ou homem livre. Já não há diferença entre homem ou mulher, pois todos formamos um em Jesus Cristo” (Gal 3, 28).

O evangelho de São João põe na boca de Jesus o sentido profundo desta união orgânica com Cristo, a qual nos introduz na própria comunhão da Santíssima Trindade:

“Nesse dia compreendereis que eu estou no Pai, vós em mim e eu em vós” (Jo 14, 20). E um pouco mais à frente acrescenta:

“Eu neles e tu em mim, Pai, a fim de eles serem perfeitos na unidade. Deste modo o mundo conhecerá que me enviaste e os amaste a eles, tal como me amaste a mim” (Jo 17, 23).

Graças a esta união orgânica que nos liga a Cristo, nós fomos incorporados na Família de Deus.
Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo conduz-nos ao Pai que nos acolhe como filhos e ao Filho de Deus que nos acolhe como irmãos.

Eis as palavras de São Paulo na Carta aos Romanos: “Todos os que se deixam guiar pelo Espírito Santo são filhos de Deus.

Vós não recebestes um espírito de escravidão para andardes no temor. Pelo contrário, recebestes um Espírito de adopção graças ao qual chamais “Abba”, ó Pai (…).

Ora, se somos filhos somos também herdeiros: herdeiros de Deus pai e co-herdeiros com Cristo, pressupondo que com ele sofremos, para também com ele sermos glorificados (Rm 8, 14-17).

E depois explicita melhor o seu pensamento dizendo: “Àqueles que conheceu antecipadamente, Deus também os predestinou para serem uma imagem idêntica à do seu Filho, de tal modo que este é o primogénito de muitos irmãos” (Rm 8, 29).

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: